sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Três em cada dez pessoas acreditam que o seu peso é inferior ao real.


Três em cada dez pessoas inquiridas num estudo feito por uma empresa de aconselhamento na área da dietética e nutrição acreditam que o seu peso é inferior ao real. São sobretudo os homens que têm uma percepção equivocada do seu peso, cerca de um terço do total dos entrevistados neste inquérito cujos resultados vão ser hoje divulgados em Lisboa.Mas também há muitos indivíduos que estão convencidos de que o seu peso é superior ao real. Isso acontece com 10 por cento dos 392 entrevistados pela empresa Natur House (amostra aleatória de pessoas entre os 18 e os 60 anos residentes em Portugal continental).
Considerando apenas aqueles que já fizeram dieta em algum período das suas vidas, a maior parte (60 por cento) prescindiu de acompanhamento médico e repetiu a experiência três vezes, em média. A duração das dietas não é muito prolongada: quase metade não chega a três meses e a maior parte (66 por cento) não ultrapassa os seis meses.
É quando são confrontadas com uma doença que as pessoas mais facilmente optam por uma dieta, seguindo-se a adolescência e, curiosamente, o período após o casamento como as alturas em que o controlo da ingestão alimentar é mais frequente. Antes do casamento, apenas 1,8 por cento dos inquiridos admite ter decidido fazer uma dieta.
Quanto às prováveis causas que originam a obesidade, 84 por cento dos inquiridos identifica a alimentação descuidada como o principal factor, seguindo-se a vida sedentária e a falta de exercício físico.
Quase todos os entrevistados dizem que procuram ter uma alimentação saudável e equilibrada, nomeadamente controlando o consumo de gorduras e optando por comer legumes, sopa e fruta.
Para além dos cuidados alimentares, metade refere que anda a pé mas apenas 0,8 por cento diz que pratica desporto. Tendo em conta o Índice de Massa Corporal (IMC), a maior parte dos inquiridos (53,1 por cento) apresenta excesso de peso e, destes, 8,7 por cento são obesos.

Sem comentários: