terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Proteinas reduzem os níveis das hormonas da fome

Um estudo realizado por cientistas americanos sugere que o consumo de proteínas suprime o efeito da Grelina, conhecido como a hormona da fome, o que explicaria a perda de peso provocada por dietas ricas em proteínas.

A Grelina é produzida pelo estômago e actua no cérebro dando a sensação de fome quando o estômago está vazio. Ao ingerir alimentos, a secreção de Grelina diminui, acabando com a sensação de fome.

Os pesquisadores analisaram o nível de produção da Grelina em 16 participantes saudáveis depois da ingestão de líquidos ricos em três substâncias: carboidratos, proteínas e gorduras (lipídios).

Os resultados indicaram que o consumo do líquido a base de proteína teve o maior efeito na supressão da Grelina durante um período de seis horas. Em segundo lugar vieram os carboidratos e em último a gordura.

Longo prazo
A pesquisa, publicada na revista científica “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism”, revela ainda que nas três primeiras horas depois da ingestão, os carboidratos causaram a maior supressão da hormona.

No entanto, nas três horas seguintes depois da ingestão de carboidrato, o nível de Grelina voltou a subir, além do nível considerado normal.

“A nossa descoberta sobre um aumento no nível de Grelina acima do normal depois do consumo de carboidratos pode oferecer uma base fisiológica para as concepções das dietas pobres na substância, que sugerem que ingerir carboidratos provoca uma crise de fome precoce”, diz o estudo.

Os autores apontam ainda para as limitações do estudo, conduzido com um número reduzido de participantes e com substâncias líquidas, e não alimentos comuns.

Apesar disso, de acordo com o estudo, a pesquisa pode ajudar a identificar os mecanismos que contribuem para a perda de peso nas dietas ricas em proteínas e o aumento de peso naquelas ricas em gorduras.

Uma das dietas ricas em proteínas mais conhecida é a dieta de substituição alimentar da Herbalife, que sugere que é possível perder peso cortando o consumo de carboidratos.

Sem comentários: