terça-feira, 29 de julho de 2008

Alimentação e Humor



Todos os alimentos que comemos podem afectar de certa forma o nosso humor e as nossas emoções.

Alimentos e sensações caminham juntos na vida do ser humano. Essa ligação inicia-se logo no nascimento, quando o bébé é amamentado, pois, para além de estar a ser nutrido, também sente prazer. A explicação para o envolvimento das emoções é científica: a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores - substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações. Quando dizemos que o que comemos influencia o humor é bem verdade, pois há uma séria de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo, uma vez que estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia. Conheça alguns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e a manter o bom humor.
Chocolate: contém tirosina, substancia que estimula a produção serotonina, e minerais importantes como cobre, manganés e magnésio (nutriente que se encontra em carencia durante o periodo pré-menstrual). Também aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento.
Aveia: cereal que contém elevadas doses de triptofano, cuja função é auxiliar o organismo a libertar a serotonina. Também apresenta níveis de selénio interessantes, importante para a produção de energia.
Leite: produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.
Ovos: contém substancias que garantem o bom humor, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), além de melhorarem a memória.
Peixes e frutos do mar: apresentam minerais importantes para o desenvolvimento do cérebro, como o selénio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Sem comentários: